Vivian Pinto Portela da Silva.

Vivian Pinto Portela da Silva.
Vivian Silva, diploma e fotografias, uma proferindo palestra em Congresso Internacional (Xalapa, México, 2011); em 2007; com o neto John Portela Grooms (novembro, 2013). Abaixo: Jornal da Tarde, (dezembro, 1966). Fotos com a família Wallace, proferindo palestra em High-School e como Jovem Embaixadora na, Universidade de Stanford (California, 1967).

Tuesday, June 24, 2014

BIOGRAFIA: VASCONCELLOS, Bia (1946-).


 
BIOGRAFIA: VASCONCELLOS, Bia (1946-).

 
A artista nasceu no Rio de Janeiro mas estudou no exterior; Vasconcellos, frequentou os ateliês dos pintores Mariaca e Arnal (Bolívia, 1962-1963) e o ateliê de Alex Porter, quando cursou a Finishing School (Londres, 1963-1964). Quando a artista voltou a viver no Rio de Janeiro, ela frequentou o ateliê da ceramista Hilda Gölz (1966).



Vasconcellos cursou Cenografia, Cerâmica e Programação Gráfica na Universidade Americana (Cairo, Egito, 1969-1971); nesta cidade ela frequentou o ateliê do artista plástico Saad Kamel e realizou suas primeiras obras de Design de Superfície, na técnica de Batik. A artista expôs suas obras no Club Dell'Aretusa (Londres) e participou do Festival Due Mondi (Spoletto, Itália). De volta ao Rio de Janeiro, Vasconcellos cursou Gravura (serigrafia) com Dionísio Del Santo. Vasconcellos começou a desenvolver seus primeiros trabalhos nas técnicas têxteis (Tapeçaria); suas obras participaram das principais mostras nacionais e internacionais da dita, Cultura da Fibra.

 
 
Vasconcellos expôs individualmente na sua primeira mostra na Galeria Goeldi; suas obras participaram de mostras coletivas na Mini Gallery (Rio de Janeiro) e na Galeria Bonfiglioli (São Paulo, 1971), na Galeria Gead e na Galeria de Arte do Hotel Copacabana Palace (1967; 1972); e, no mesmo ano ela expôs na IX Bienal Internacional (São Paulo, 1967); obras de Bia participaram da II Feira Nacional do Artista (1968). A artista expôs na Galeria Astréia (São Paulo, 1972); na coletiva O Rosto e a Obra, na Galeria Grupo B (Rio de Janeiro, 1973); em outra coletiva no Palácio das Artes (Belo Horizonte, 1973). Bia expôs obras no Salão de Verão, no MAM (Rio de Janeiro), e, no mesmo ano, Vasconcellos expôs em duas mostras coletivas, sendo uma na Galeria Grupo B, a segunda na Galeria Zodíaco (1974); a artista participou de mostras coletivas na Galeria Contorno e na Petite Galerie (Rio de Janeiro, 1975). A artista participou da mostra O Auto-Retrato, realizada na IV Bienal de Arte no Instituto Cultural Domecq (Cidade do México, 1984) da Arte sobre Papel; e no Panorama Atual da Arte Brasileira, no MAM (São Paulo, 1987).

 
 
Participando das principais mostras da Cultura da Fibra, Vasconcellos expôs na I Mostra Brasileira de Tapeçaria, no MAB/ Museu de Arte Brasileira da FAAP/ Fundação Armando Álvares Penteado (São Paulo); no mesmo ano, obras de Vasconcellos participaram da coletiva Tapeçaria Brasileira na Reitoria da UFMG/ Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, 1974). Obras da artista participaram do I Encontro de Tapeçaria Brasil - Uruguai (Montevidéu, 1975) e do SNAM/ Salão Nacional de Arte Moderna (MEC, Rio de Janeiro); da I Trienal de Tapeçaria, no MAM (São Paulo, 1976), onde ela recebeu Menção Honrosa; e do I Encontro de Tapeçaria Argentina - Brasil - Uruguai, realizado na Fundação Lorenzutti (Buenos Aires, 1977).

 
 
Vasconcellos participou de várias mostras coletivas como na Galeria Eucaexpo, bem como enviou suas obras para a mostra Fiber Works: Americas and Japan, inaugurada no MAM (Kioto, 1977), itinerante à Tóquio (1978). Obras têxteis de Vasconcellos participaram da mostra Caminhos da Tapeçaria Brasileira, na FUNARTE - RJ (1978) e da II Trienal de Tapeçaria, no MAM (São Paulo, 1979); de mostra coletiva na Galeria de Arte do Centro Cultural Cândido Mendes (1982). A artista foi convidada especial na III Trienal de Tapeçaria, realizada no MAM (São Paulo, 1982), e, no mesmo ano, Vasconcellos expôs suas obras têxteis em mostra individual na Galeria Paulo Figueiredo (São Paulo); no Salão Michoacano Internacional do Têxtil em Miniatura, na Casa de La Cultura (Michoacán, México, 1985). No mesmo ano Vasconcellos expôs obras no Museu de Arte Carrillo Gil (Cidade do México, 1985); na mostra Arte Integrada na Arquitetura, realizada na Galeria Villa Rizzo (Rio de Janeiro, 1985); ela participou como convidada do Evento Têxtil 1985, realizado no MARGS (Porto Alegre, RS, 1985) e da Exposição Nacional de Arte Têxtil, realizada na FAAP - SP (1985-1986); Obras de Vasconcellos participaram da mostra Têxtil Latinoamericano em Miniatura, na III Bienal La Habana 89 (Havana, Cuba, 1989) e, como artista convidada, na X Trienal Internacional da Tapeçaria (Lodz, Polônia, 2001).


 
A artista criou a cenografia e os figurinos, bem como a programação visual da peça Na Teoria a Prática é a Outra (São Paulo, 1974-1975). No mesmo ano Vasconcellos realizou cenografia e figurinos para a peça Transas da Noite, e, no ano seguinte para A Mulher Integral (1976). Vasconcellos passou a produzir vidros artísticos, que expôs na mostra Design, no Shopping da Gávea (1990) e A Magia do Vidro, no Rio Design Center (1996); ela expôs jóias com seu desenho na Design Brasil, no Shopping Cassino Atlântico (1999), entre várias outras mostras associadas à arquitetura e decoração, participando dos eventos Casa Cor e de mostra na Artefacto. As fotografias das tapeçarias Lentes cor-de-rosa; O Acrobata Chinês, Altas Confidências e Volúpia, de Vasconcellos, se encontram reproduzidas (ANDRADE, 1978).


REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
 
ANDRADE, G. E. de. Aspectos da Tapeçaria Brasileira. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1978, pp. 06, 49, 73, 99, 129-130.
 

CURRICULUM VITAE fornecido pela artista.



 

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